segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O paradoxo de Zenão.


No desenvolvimento da Matemática ao longo dos séculos, os grandes matemáticos conviveram com grandes problemas que não apresentavam solução. A lógica simplesmente não se encaixava. E se a lógica não funciona, tudo pode está errado e a própria realidade é posta em xeque.
Um problema perdurou séculos, mas a solução veio, após a criação do zero e um sistema de numeração simplificada (arte do indus). Um desses problema é dado a seguir:
Aquiles, um forte guerreiro renomado, disputa uma corrida contra uma tartaruga.
Ele larga cem metros atrás e corre dez vezes mais veloz do que a tartaruga. Assim, quando ele percorre cem metros a tartaruga terá percorrido dez metros, ficando, portanto, dez metros à frente do guerreiro. Quando este avançar dez metros que os separam, a tartaruga já terá percorrido um metro, ficando, pois, a tartaruga um metro ainda à frente. Quando Aquiles tira esse um metro que os separa, a tartaruga já terá corrido 10 centímetros, continuando, desta forma à frente do herói.
Seguindo o raciocínio, dá a entender que Aquiles jamais ultrapassará a tartaruga ou sequer a acompanhará.
Mas o é fato que, ninguém põe em questão a capacidade de o guerreiro ultrapassar a tartaruga.
Na Matemática mais primitiva, Aquiles não ultrapassava a tartaruga, e isso era um paradoxo, a matemática não condizia com a realidade.
Haveria um ponto em que o guerreiro alcançaria a tartaruga?
Você o que acha? Qual seria a solução?
Isso faz-nos lembrar um outro problema dado a seguir:
Um caracol acha-se preso em um buraco. Na tentativa de escapar, ele, a cada dia, durante o dia sobe metade do que falta para sair do buraco, mas à noite, quando descansa da tarefa, desliza e desce metade do que subiu naquele dia. Ainda assim, haverá certo progresso em sua tentativa. Esse caracol conseguirá sair desse buraco?
Deixe sua postagem.- Rutinaldo C.

Nenhum comentário:

SEJA BEM-VINDO (WELCOME)

É uma honra poder compatrilhar suas ideias e sugestões. Por favor, sinta-se em casa!
(It's an honour to share your ideas and suggestions. Please, make yourself at home!)